segunda-feira, 29 de agosto de 2011

UNID4.ATIV4.6


Como os jogos com letras e sílabas podem favorecer o processo de construção de palavras?

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Confrontar hipóteses sobre a escrita;
  •  Desenvolver o gosto pela leitura;
  •  Formar palavras;
  •  Brincar com alguns jogos: argola e quebra-cabeça;
  •  Aprender a ordem alfabética utilizando-a em atividades propostas;
  •  Reconhecer as letras do alfabeto;
  •  Compreender a composição das sílabas.
  •  Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, para que os alunos, nessa aula, possam descobrir como os jogos com letras e sílabas podem favorecer o processo de construção de palavras, é necessário que exponham seus pensamentos e ideias através da linguagem oral, consigam trabalhar em grupo e interajam os alunos.


Estratégias e recursos da aula
 Professor, para  maior contato entre os alunos e as letras do alfabeto, proponha o jogo da "cobrinha sabida". A finalidade desse jogo é fazer com que os alunos explorem o alfabeto e memorizem a sequência alfabética, pré-requisito essencial para facilitar a pesquisa em dicionários, listas, enciclopédias, dentre outros.
Professor,“Desafios” é uma outra atividade interessante para trabalhar com os alunos.
Sugerimos que proponha o seguinte:
Avaliação
Professor, durante as atividades propostas, avalie perguntando, observando, registrando, se os alunos reconheceram as letras e as sílabas como partes constituintes das palavras e se conseguiram formar palavras. Verifique as facilidades e as dificuldades apresentadas quanto ao uso do laptop Classmate, retomando sempre que for necessário.
SÍNTESE DA AULA: Encontramos nesta aula vários componentes curriculares, precisamos rever nossos conceitos de prática pedagogica  e construimos em outras situações isto é resignificar o que já possui e algum significado anteriomente construindo ou tomar consciência de hábitos automatizados sobre os quais deixamos de refletir afinal, somos seres inclusos e em contante processo de aprendizagem. FONTE PORTAL DO PROFESSOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário